Estivemos à conversa com o Daniel Loureiro, CEO da PepFeed, um assistente de compras online que permite encontrar facilmente os melhores preços e conteúdo informativo sobre produtos de tecnologia.
O objetivo da empresa constituida por 3 pessoal passa por facilitar o processo de compra de produtos aos melhores preços, sem que se tenha de perder muito tempo em buscas e leituras de análises.
Quem faz parte da equipa?
A equipa é atualmente composta por 3 elementos:
- Daniel Loureiro, CEO e CTO
- Joel Azevedo, Frontend Developer
- Francisco Sousa, Backend Developer
Como surgiu esta ideia?
Alguns meses antes de começar o projeto, estava numa das principais lojas de electrónica nacional a tentar escolher uns headphones. Tinha à minha frente o que deviam ser perto de 20 modelos diferentes e depois de tentar usar o telemóvel para encontrar mais informações sobre alguns desses modelos, acabei por desistir de comprar na loja e preferi estudar melhor as minhas opções em casa, pelo meu computador.
Visitei algumas lojas online e reparei que tinham ainda menos informação sobre os produtos do que as especificações técnicas que estava a ler nas caixas que estavam na loja. Tive de fazer algumas buscas para encontrar análises, vídeos, preços mais baixos, etc. tudo o que me ajudasse a decidir.
Cheguei a uma boa escolha, mas gastei um tempo absurdo. Apercebi-me que pouca gente estaria disposta a todo este trabalho. Simplesmente iriam comprar na loja, sem se informarem bem, e provavelmente arrepender-se mais tarde. Achei que havia uma oportunidade interessante para melhorar esta situação e tornar o processo de decisão mais rápido e acessível para todos.
Então qual a pior compra que já fizeram online?
Não fazemos más compras online porque somos do tipo de pessoas que passam horas a fazer buscas e ler reviews :P . Acho que me ia assustar se tivesse contabilizado o número de reviews que li antes de escolher a capa do meu Nexus 7 …
Voltando ao negócio, quem são os vossos clientes?
O nosso segmento de utilizadores mais direto são pessoas que já utilizam comparadores de preço e costumam fazer buscas para saber mais sobre produtos. Este tipo de utilizador percebe imediatamente a conveniência do PepFeed. Mas claro, enquanto ferramenta gratuita que pretende ajudar pessoas de todo o tipo, também procuramos obter utilizadores que possam estar em circunstâncias diferentes.
Quanto custa o vosso serviço para os clientes e consumidor final?
O PepFeed é completamente gratuito para os nossos utilizadores. O negócio é rentabilizado pela comissão que recebemos dos nossos parceiros comparadores de preços. Estes, por sua vez, são pagos pelas lojas online que colocam os seus produtos nas plataformas deles. Desta forma, só ganhamos quando ajudamos alguém a encontrar o produto certo ao melhor preço, e gostamos de ter isso como a nossa prioridade.
Estamos a falar de um mercado avaliado em quanto?
É complicado abordar essa questão sem explicar qual é o nosso mercado endereçável em comparação com os websites comparadores de preço. Digamos apenas que o PepFeed pretende estar na porta de entrada para a indústria da eletrónica de consumo, em que se prevêem receitas de $208B em 2014.
Qual a tracção que têm neste momento? Que fatia do mercado de Ecommerce em Portugal têm neste momento?
A nossa rede de lojas em Portugal vem do comparador de preços lider nacional, o KuantoKusta, que tem uma rede de mais de 200 lojas em todo o país. No grupo de extensões que trabalham com redes de lojas nacionais, somos a segunda mais popular no mercado neste momento. Estamos em rota para ocupar a primeira posição até ao final deste ano.
Qual o maior travão ao vosso crescimento atualmente? Têm alguma estratégia para superar essas dificuldades?
Até à fase atual, o desafio tem sido o desenvolvimento tecnológico da plataforma que temos superado através de muita experimentação. Na fase seguinte, o desafio será chegar aos potenciais utilizadores e pretendemos recrutar alguém para a nossa equipa que nos possa ajudar com essa questão.
Qual a concorrência e qual a vossa vantagem competitiva?
A nossa concorrência mais relevante são os websites comparadores de preços. Principalmente comparadores que pertencem a grupos importantes no eCommerce mundial como o PriceRunner e o Buscapé. Temos parcerias baseadas em comissões junto desses parceiros, e apesar de termos todo o interesse em manter essas parcerias, estamos conscientes de que eles podem estar interessados em lançar a sua própria solução.
A nossa vantagem competitiva são os nossos algoritmos de reconhecimento de produtos e associação de conteúdo que funcionam sob um paradigma diferente do que se prática tipicamente na indústria. Estes algoritmos permitemnos escalar mais facilmente e criar outras aplicação para a plataforma.
Têm financiamento ou andam à procura? De quanto?
Temos estado em modo ‘bootstrapped’ enquanto desenvolvemos a tecnologia. Julgamos estar a chegar a um momento em que temos demonstrada a capacidade de execução e estamos agora a começar a procurar financiamento para avançar para a próxima fase do projeto.
Quais são as principais ameaças e riscos ao vosso negócio?
Existem grandes grupos de eCommerce que podem ter interesse em desenvolver uma solução concorrente ao PepFeed, caso se verifique uma grande adesão dos consumidores. Nomeadamente, a Amazon que lançou recentemente uma extensão de comparação de preços e pode passar a ter funcionalidades relativas a conteúdo informativo que se assemelhem ao que oferecemos com o PepFeed.
Quais sãos os próximos 2 passos?
Estamos quase a lançar a segunda versão da extensão que vai apresentar uma estética melhorada, trazer conteúdo para mais sites, e funcionar no Firefox para além do Google Chrome. Esta nova versão também vai ser acompanhada de um redesign do nosso website.
Para além desse lançamento, vamos expandir as nossas parcerias para além dos comparadores de preços. Existem oportunidades que beneficiam simultaneamente as nossas fontes de conteúdo e os nossos utilizadores e iremos explorálas nos próximos meses.