Através da plataforma tecnológica FIWARE, a Comissão Europeia vai distribuir 80 milhões de euros em financiamento para que empreendedores, startups e pequenas e médias empresas desenvolvam novas aplicações ou serviços no domínio da web.
Este financiamento será distribuído por 16 programas europeus de aceleração, entre os quais o projeto SOUL-FI, liderado pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, que vai disponibilizar cerca de 5 milhões de euros para a concretização de ideias inovadoras que melhorem a vida urbana dos cidadãos.
Através deste financiamento e de serviços de apoio e orientação a empreendedores, o SOUL-FI (Startups Optimizing Urban Life with Future Internet), ao apoiar mais de 150 ideias inovadoras, pretende promover o desenvolvimento da Internet do Futuro e de soluções inovadoras com base na tecnologia FIWARE que tornem as cidades mais inteligentes e mais sustentáveis, centrando-se na qualidade de vida, mobilidade, eficiência dos recursos (energia, água, materiais e resíduos) e turismo.
No próximo mês, serão lançados dois concursos abertos, com três datas limite, com o objetivo de atribuir investimento para mais de 150 ideias, aplicações ou produtos inovadores.
Para mais informações será realizada uma conferência de lançamento para o concurso para PMEs e Empreendedores do projeto SOUL-FI no próximo dia 5 de Setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto. A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição prévia.